Diretório Estadual do PSOL-RS apresenta pré-candidatura de Pedro Ruas ao governo do estado

O Diretório Estadual do PSOL Rio Grande do Sul, ocorrido neste sábado (11/12/21), chegou a três resoluções referentes às eleições de 2022 e a campanha de filiações.

7 fev 2022, 14:55 Tempo de leitura: 3 minutos, 9 segundos
Diretório Estadual do PSOL-RS apresenta pré-candidatura de Pedro Ruas ao governo do estado

O Diretório Estadual do PSOL Rio Grande do Sul, ocorrido neste sábado (11/12/21), chegou a três resoluções referentes às eleições de 2022 e a campanha de filiações.

  • Resolução 1 sobre eleitoral:

O diretório estadual do PSOL/RS apresenta a pré-candidatura de Pedro Ruas a governador do RS como o nome para encabeçar uma frente de esquerda socialista, propondo este nome para o PCB, UP, PSTU e movimentos sociais combativos do estado. Esta pré-candidatura terá seu programa democraticamente construído entre as bases dos partidos e movimentos participantes da frente, através de plenárias nas mais diversas cidades do estado, e será uma candidatura vinculada às lutas, greves e mobilizações da classe trabalhadora, do funcionalismo, da juventude, dos movimentos negros, feministas, indígenas, LGBTQIA+, ambientalistas e populares do estado. Para isso, um ciclo de debates deverá ser discutido e organizado pela executiva estadual e apresentado ao diretório estadual e diretórios municipais.

  • Resolução 2 sobre eleitoral:

Em tempos duros de retrocessos e ataques protagonizados pelo governo Bolsonaro, em nível nacional, e Eduardo Leite, no âmbito estadual, o diretório do PSOL-RS parece referendar com unanimidade o nome do companheiro Pedro Ruas como pré-candidato para governo do estado. Logo após a divulgação, percebe-se a militância do PSOL gaúcho entusiasmada com a disponibilidade deste camarada aguerrido e que nunca fugiu à luta para disputa do pleito. Feito esse primeiro movimento, é necessário que se articule um funcionamento radicalmente democrático na construção de uma plataforma programática que dê conta das convergências de crises que nos assolam. Dessa forma, é fundamental que o Diretório Estadual possa potencializar a atuação e discussão em torno do programa nos diretórios municipais, nos núcleos e nas setoriais do partido. Trata-se de um trabalho aberto, democrático e em permanente construção, com intuito de reunir propostas para o estado do Rio Grande do Sul, a partir das particularidades dos territórios, bairros, regiões e cidades.

Propõe-se, então, um processo de construção programática com a realização de encontros temáticos, territoriais e descentralizados – com ênfase aos municípios do interior onde o partido tenha inserção. Com o objetivo de construir uma experiência participativa e democrática, colocando o partido a serviço dos movimentos sociais e da população em geral, através de um programa capaz de promover mudanças concretas na sociedade.

  • Resolução sobre campanha de filiações:

O Diretório Estadual do PSOL resolve deflagrar uma campanha de filiações com vistas a fortalecer nosso partido, principalmente no interior do Estado. A campanha irá até abril de 2022, quando encerra a próxima janela de filiações do TSE. Para isso um site do partido será criado, no qual as pessoas poderão apresentar seus dados para filiação e também materiais digitais e em papel para estimular a filiação através da divulgação das nossas propostas e a denúncia dos governos de Bolsonaro e Leite. Os diretórios municipais devem buscar espaço nas mídias locais para divulgar a campanha e também podem demandar da secretaria de comunicação do partido cards virtuais específicos para a divulgação da campanha em suas cidades. Da mesma forma, o diretório orienta a realização, na medida do possível de cada cidade, de reuniões virtuais e presenciais para apresentação do partido aos novos filiados.

Leonardo Gam, secretário de nucleações e filiações da executiva, e Gabrielle Tolotti, secretária de comunicação, ficam como responsáveis pela organização da campanha e a disposição para ajudar os diretórios municipais em tal tarefa.