Visita de Centavos
Por Ingra Costa e Silva, militante feminista e LGBT em Passo Fundo e região
14 abr 2022, 10:17 Tempo de leitura: 2 minutos, 51 segundosEu não queria falar sobre isso. Esse cara ultrapassa todos os limites de uma pessoa intragável, mas sendo ele um político e, mais do que isso, o presidente da república, é inadmissível não nos inteirarmos dos acontecimentos.
Não sei vocês, mas com a galera que eu conheço o que mais rolou na semana foi: “tu viu a vinda/discurso do Bolsonaro pra Passo Fundo?”
“A crise não é só política, é estética”, me disseram alguns ao citar as obras apresentadas ao presidente. E nem falaram muito do retrato, mas da estátua. Famosa, já estampou matérias por todos os cantos, a julgando linda e também a fazendo de meme.
Não sou crítica de arte, então não ouso opinar, porque realmente não consigo entender ela com esse olhar qualificado de quem entende do assunto. Mas desconfio que isso pode influenciar o ódio do presidente ao setor cultural. Não sei, mas vejo como uma possibilidade.
Depois a galera tem comentado o “Fora Rádio Local”, que até faria sentido se a argumentação fosse outra que não a de que “a rádio é comunista” (?).
Para além disso, o papo que vem em seguida é: “e o pessoal que tava lá hein? Que micão”.
Nem vou falar da uniformidade dos perfis de pessoas que lá estavam, da falta de mulheres no palanque, da inauguração de um aeroporto que já existia e que ainda nem está pronto ou ainda da loucura que é ameaçar uma pessoa pela cor da sua roupa.
Também não vou falar dos muitos mil reais gastos nesse evento pro cara nem dar uma voltinha pra ver qual é a da cidade, conhecer mesmo o nosso território. E nem a realidade alternativa que parecia quando o que parecia uma seita vaiava o tradicional político “em cima do muro” ou, pior ainda, quem já apoiou Bolsonaro e nunca declarou ter rompido politicamente.
Não vou falar de tudo isso que parece uma distopia de mau gosto.
Queria só trazer algumas realidades difíceis de engolir na atual conjuntura. Eu sei, é tanto escândalo que fica difícil acompanhar, mas vocês viram que o orçamento de ministério para combate à violência contra mulher é o menor em 4 anos? E viram que orçamento em políticas públicas terá corte de 33% esse ano? Fora que gastaram mais de R$3,5mi em viagra e próteses penianas.
Broxante demais.
E que estavam negociando barras de ouro no MEC? E o dinheiro investido em robótica direcionado pra escolas sem água e muito menos computador? E os ônibus escolares superfaturados? E a propina das vacinas? E que a AGU pediu que TSE rejeite a ação de investigação contra o Bolsonaro pelo escândalo do MEC?
Nossa, nem cabe todos os escândalos na minha coluna.
Sabe, tem sido f*d@ pro povo brasileiro assistir toda essa palhaçada tento cada vez menos direitos, menos acesso à saúde, educação, segurança pública de qualidade. É um deboche os ver esbanjando dinheiro público enquanto a galera está desempregada, passando fome. Ver essa corja cortando bolsa, dificultando o acesso do pobre ao ensino superior e ao poder de compra.
Sabe, eu em queria falar desse cara, da visita dele…
Só que eles até lotaram o aeroporto, mas em 2022 “quem voa é noiz”.