PSOL-RS lança plano de governo de Pedro Ruas para o RS

Propostas foram construídas de forma coletiva por diversos grupos de trabalho, com base em cinco eixos: combate à fome; geração de trabalho de qualidade e renda; participação popular e centralidade da periferia; defesa ambiental em proteção à vida; e defesa do serviço público.

27 jul 2022, 15:34 Tempo de leitura: 1 minuto, 39 segundos
PSOL-RS lança plano de governo de Pedro Ruas para o RS

O PSOL-RS apresenta, através do plano de governo que traz Pedro Ruas (PSOL) como indicação ao Piratini, um projeto de transformação estrutural e social no Rio Grande do Sul. Buscamos combater as desigualdades sociais históricas enfrentando os privilégios das elites políticas e econômicas que comandam o estado e o país.

É necessária uma guinada política, econômica e social para que haja uma verdadeira mudança nos rumos do estado. Queremos expandir para o conjunto do estado nossas ideias e propostas, como uma forma de responder positivamente aos desmandos e desgovernos que há tempos ocupam o Palácio Piratini.

As propostas apresentadas no documento foram construídas de forma coletiva por diversos grupos de trabalho, com base em cinco eixos: (1) combate à fome; (2) geração de trabalho de qualidade e renda; (3) participação popular e centralidade da periferia; (4) defesa ambiental em proteção à vida; e (5) defesa do serviço público.

Antes do conjunto de propostas, são apresentadas três ações que são consideradas centrais para o programa: (1) a erradicação da pobreza extrema, com a criação de um auxílio mensal e permanente de R$ 350 a famílias nesta situação, a ser financiado com uma alteração no imposto sobre heranças, cobrando mais das heranças milionárias; (2) a implementação de ensino na modalidade integral em toda a rede estadual; e (3) o aumento substancial do orçamento participativo. Na sequência dessas, são apresentadas as demais as ações que compõem o arcabouço que norteará o futuro governo do PSOL. Essas centenas de ações estão divididas em 16 temas.

Nosso esforço inicial consta nestas páginas. Como nenhum programa de gestão responsável pode, no seu começo, já ser definitivo, convidamos todas e todos a buscar os caminhos que nos permitam, de fato, combater juntos a fome e a miséria no Rio Grande!

Confira o documento na íntegra: