Solidariedade a Mamadou Ba!
O ativista antirracista luso-senegalês Mamadou Ba tem sido uma importante voz sobre o racismo em Portugal, onde dirige a organização SOS Racismo.
18 nov 2022, 17:44 Tempo de leitura: 0 minutos, 59 segundosO ativista antirracista luso-senegalês Mamadou Ba tem sido uma importante voz sobre o racismo em Portugal, onde dirige a organização SOS Racismo. Agora, ele próprio tem sido vítima de um sistema de Justiça que persegue pessoas negras, ao ser processado por chamar de “assassino” um homem que efetivamente participou do assassinato de um jovem negro.
Em 2020, o neonazi Mário Machado acusou Mamadou Ba de o chamar de “assassino” de Alcindo Monteiro. Alcindo Monteiro era um jovem cidadão negro português, nascido em Cabo Verde, assassinado em 1995 por um grupo de neonazis skinheads, do qual Mário Machado era um dos integrantes.
Caso Mamadou seja condenado, isso representará uma vitória moral e política do fascismo sobre a luta antirracista, além de reafirmar o racismo institucional da justiça portuguesa. Mamadou não pode ser preso por trazer à luz a violência da extrema direita nacionalista e racista! Esperamos que a Justiça portuguesa absolva rapidamente Mamadou.
Lembrar a memória de Alcindo Monteiro e garantir a liberdade Mamadou é fortalecer a luta antirracista e pelos direitos humanos. Estamos juntos na luta contra o racismo no Brasil, em Portugal e no mundo.