Proposta do PSOL de abrir mesa de debate sobre chapa única é aceita pelo PT

A proposta da mesa é organizar a discussão no campo da esquerda acerca de métodos, programas e nomes para a disputa.

4 ago 2023, 17:10 Tempo de leitura: 1 minuto, 18 segundos
Proposta do PSOL de abrir mesa de debate sobre chapa única é aceita pelo PT

O PSOL tem avançado nas discussões de uma unidade de esquerda para derrotar o bolsonarismo em Porto Alegre. Na quarta-feira (2/8), o presidente municipal do PSOL, vereador Roberto Robaina, recebeu das mãos da presidente municipal do PT, Maria Celeste, carta-resposta do Partido dos Trabalhadores à proposta do PSOL de abrir uma mesa de discussão sobre as eleições de 2024.

O documento apresentou um retorno positivo para que se comece a debater as bases para uma possível aliança de esquerda para derrotar o atual prefeito Sebastião Melo (MDB), que já se credencia como candidato a reeleição, representando as forças da direita e do bolsonarismo na cidade.

A proposta da mesa é organizar a discussão no campo da esquerda acerca de métodos, programas e nomes para a disputa. Por enquanto, apenas o nome do ex-governador Olívio Dutra garantiria um consenso.

“Olívio é representativo, tem simbolismo e, dentro do PT, tem as ideias que mais se aproximam do PSOL. Mas também defendemos as prévias. Isso tudo é o que se deve discutir já”, diz Robaina.

Maria Celeste ponderou que Olivio não demonstrou interesse em concorrer em 2024 e que o partido já discute internamente outros nomes.

A entrega da carta ocorreu no gabinete do vereador Robaina e contou com a presença da deputada estadual Luciana Genro e do deputado estadual Matheus Gomes, ambos do PSOL, e de vereadores dos dois partidos.

“É importante começar esse diálogo ainda nesse ano. Estamos abertos a ouvir os demais partidos e chegar a um consenso”, apontou Luciana Genro.