Luciana Genro e Roberto Robaina questionam poder público sobre atraso no início das atividades de novo Centro de Oncologia

Roberto Robaina e Luciana Genro questionaram secretarias da Saúde municipal e estadual.

4 jan 2024, 14:21 Tempo de leitura: 1 minuto, 37 segundos
Luciana Genro e Roberto Robaina questionam poder público sobre atraso no início das atividades de novo Centro de Oncologia

Inaugurado em novembro de 2023, o mais novo Centro de Oncologia de Porto Alegre voltado para o SUS ainda não está atendendo pacientes. Localizado no Hospital Vila Nova, na Zona Sul da cidade, o centro aguarda trâmites entre os poderes estadual e municipal. Diante da situação, a deputada Luciana Genro e o vereador Roberto Robaina, ambos do PSOL, questionaram as secretarias da Saúde a respeito do caso.

“Um novo aparelho hospitalar voltado para pacientes com câncer é de extrema importância e pode agilizar muito a fila de espera de quem sofre com a doença. Queremos saber qual a previsão de início deste serviço e se há um cronograma com os próximos passos”, diz Luciana Genro.

O novo espaço tem como objetivo reduzir filas e ofertar tratamentos e cirurgias necessárias aos pacientes em, no máximo, trinta dias, segundo informações do próprio Governo, além da previsão de 200 consultas mensais.

“Trata-se de um serviço muito importante para quem não tem como pagar particular. Quem luta contra o câncer sabe que o tempo faz diferença no resultado do tratamento. A saúde das pessoas tem de ser priorizada”, ressalta Robaina.

Inicialmente, o dia 2 de janeiro havia sido anunciado como data para o início dos trabalhos, mas os atendimentos ainda não estão ocorrendo. Isso porque a Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre afirma que aguarda o repasse de R$ 6,9 milhões, fruto de parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde e o Poder Judiciário, para começar o serviço.

Os parlamentares questionam qual o cronograma para o efetivo funcionamento do Centro de Oncologia, quais as etapas restantes para a inauguração, como a população pode acompanhar o andamento dos processos e se há a previsão de aumento do número de consultas oferecidas mensalmente.

Leia o ofício na íntegra: