Luciana Genro e Roberto Robaina cobram estado e prefeitura sobre possível foco de dengue em depósito da EPTC
Moradores do bairro Higienópolis denunciam a existência de um possível foco de dengue em um depósito de veículos da EPTC na Rua Dr. Eduardo Chartier.
15 fev 2024, 17:40 Tempo de leitura: 1 minuto, 59 segundosMoradores do bairro Higienópolis denunciam a existência de um possível foco de dengue em um depósito de veículos da EPTC na Rua Dr. Eduardo Chartier. O caso, revelado em reportagem do Matinal, levou a deputada estadual Luciana Genro e o vereador Roberto Robaina, do PSOL, a enviarem nesta quinta-feira (15/02) um ofício à prefeitura de Porto Alegre e ao governo estadual cobrando medidas urgentes para garantir a segurança sanitária da região.
“Faz quatro anos que a população denuncia essa situação e ela ainda não foi resolvida, o que demonstra, no mínimo, um descaso severo com a saúde do povo, ainda mais em meio a uma epidemia de dengue”, disse Roberto Robaina.
Já Luciana Genro aponta que o governo estadual também tem responsabilidade, pois ao lado do terreno está localizada a Escola Estadual de Ensino Fundamental Fabíola Pinto Dornelles, que retoma as aulas na segunda-feira, dia 19. “São cerca de 200 alunos em risco por conta da negligência dos órgãos públicos. É urgente que se faça a limpeza do local e se garanta a segurança de todos que vivem no entorno”, cobrou a deputada.
Além da escola estadual, há, nos fundos do terreno, dois prédios residenciais, com cerca de 1500 moradores, e a Pista Internacional de Skate IAPI, frequentada por diversas pessoas diariamente.
No ofício enviado ao prefeito Sebastião Melo e ao governador Eduardo Leite, os parlamentares do PSOL também solicitam informações sobre a regularidade com que o terreno é limpo, quais as medidas adotadas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue e se existem protocolos de atendimento que tratem das denúncias feitas pela população sobre a situação do local.
O terreno onde funciona o depósito da EPTC pertence à Receita Federal e é utilizado pela empresa pública desde 2019. O local já foi alvo de outras denúncias em relação a desabamento de veículos lá armazenados, já que há um desnível de três metros entre o depósito e a praça ao seu lado.
Recentemente, Luciana Genro e Roberto Robaina também enviaram outra cobrança o prefeito e o governador a respeito da situação da dengue em Porto Alegre e no RS, solicitando que os governos disponibilizassem a distribuição de repelentes para a população.