Comunidade indígena de Viamão realiza retomada de terras

Em Viamão está acontecendo o processo de retomada pela comunidade de um de seus territórios ancestrais, Tekoá Nhe 'engatu.

17 fev 2024, 11:48 Tempo de leitura: 1 minuto, 13 segundos
Comunidade indígena de Viamão realiza retomada de terras

Em Viamão está acontecendo o processo de retomada pela comunidade de um de seus territórios ancestrais, Tekoá Nhe ‘engatu. A deputada estadual Luciana Genro, está apoiando as reivindicações feitas pela comunidade, assim como o secretário-geral do PSOL Rio Grande do Sul, Romer Guex, que está acompanhando de perto a luta em nome de todo o PSOL.

A população indígena tem sido tratada com descaso e atualmente vivem nas margens de suas terras originárias, dentro de áreas degradas ou em acampamentos de beira de estradas. “É inaceitável que até hoje as comunidades indígenas precisam lutar para ter mesmo os direitos mais básicos garantidos”, pontuou Luciana Genro.

Um dos organizadores do processo de retomada é o prof. Eloir Oliveira, liderança Guarani Mbya da região da Estiva. “Não é justo vermos nossas crianças nascerem e crescerem em situação de profunda vulnerabilidade, sem perspectiva de uma vida tranquila, justa e saudável”, destacou o professor.

A comunidade requer que a Funai assuma suas obrigações e agilize os procedimentos de demarcações de terras, além da presença das equipes da SESAl, responsável pela assistência de saúde, do Ministério Público Federal, e do Ministério dos Povos Indígenas, com a participação da Defensoria Pública da União.

Faça parte dessa luta compartilhando alimentos, material de higiene, lonas e barracas ou através de doações via PiX: 011.013.420-64