Fundação Lauro Campos e Marielle Franco lança curso de formação política sobre emergência climática e luta ecossocialista

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco (FLCMF), do PSOL, está lançando um novo curso de formação política, chamado “Emergência Climática – Uma luta ecossocialista”, com o apoio da Revista Movimento.

21 jun 2024, 15:07 Tempo de leitura: 2 minutos, 24 segundos
Fundação Lauro Campos e Marielle Franco lança curso de formação política sobre emergência climática e luta ecossocialista

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco (FLCMF), do PSOL, está lançando um novo curso de formação política, chamado “Emergência Climática – Uma luta ecossocialista”, com o apoio da Revista Movimento. O curso acontecerá de forma online às terças-feiras, durante o mês de julho, e sua aula inaugural será no dia 9 de julho, às 18h, com a mesa “Neofascismo e Negacionismo Climático: uma luta internacional”. Os painelistas da primeira aula serão Luciana Genro, deputada estadual pelo PSOL-RS e presidente da FLCMF, e Vladimir Safatle, filósofo e professor da USP.

“Diante da catástrofe que vive o Rio Grande do Sul, é preciso aprofundar o debate sobre a crise climática e ir à raiz de suas causas: o modo de produção capitalista, que está destruindo o planeta. Organizar e fortalecer a luta ecossocialista é a saída não só para a preservação do meio ambiente, mas para o futuro da vida no planeta”, disse Luciana Genro.

O curso será dividido em quatro mesas, que abordarão diferentes aspectos relacionados à crise climática e à construção da luta ecossocialista. Ao longo das próximas semanas, será divulgada a programação completa. As aulas serão transmitidas ao vivo no canal da FLCMF no Youtube: https://www.youtube.com/@FLCMF. As inscrições para o curso podem ser feitas no site da plataforma de formação política da Fundação, onde também serão transmitidas as aulas e onde os vídeos poderão ser assistidos de forma assíncrona também: https://plataforma.flcmf.org.br/cursos/emergencia-climatica-uma-luta-ecossocialista/

O curso sobre emergência climática e luta ecossocialista acontece no escopo de uma nova iniciativa de formação da Fundação, chamada “Crítica Marxista – Canal de formação política”, em parceria com a Revista Movimento. O canal, que funcionará nas redes sociais e no site da FLCMF, contará, ao longo do próximo período, com entrevistas com intelectuais e militantes, explicação de conceitos teóricos e políticos e textos de análise e formação, incluindo traduções de publicações socialistas em outros idiomas. Todas as iniciativas serão publicadas no site https://flcmf.org.br e nas redes sociais da Fundação (Instagram e Twitter: @fundacaolcmf; Youtube: youtube.com/@FLCMF)

Confira a programação prévia do primeiro curso do canal Crítica Marxista: Emergência Climática – Uma luta ecossocialista:

Mesa 01: 09/07 – 18h
Neofascismo e Negacionismo Climático: uma luta internacional
Luciana Genro, presidente da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL
Vladimir Safatle, filósofo e professor da USP

Mesa 02: 16/07
Desenvolvimento Econômico e Preservação Ambiental: uma luta antineoliberal e anticapitalista

Mesa 03: 23/07
Ansiedade climática e os impactos das mudanças climáticas na saúde mental

Mesa 04: 30/07
Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul