Deputadas do PSOL pedem que governo federal amplie prazo para cadastros no Auxílio Reconstrução e força tarefa para resolver problemas nos municípios
O Auxílio Reconstrução, pago em parcela única de R$ 5,1 mil, foi anunciado pelo governo federal diante da calamidade pela qual o Rio Grande do Sul passa, deixando centenas de milhares de pessoas desalojadas e desabrigadas.
24 jun 2024, 11:00 Tempo de leitura: 1 minuto, 4 segundosDiante da notícia de que 180 municípios gaúchos ainda não enviaram ao governo federal a relação de moradores aptos a receberem o Auxílio Reconstrução, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) e a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL) oficiaram o governo pedindo a ampliação do prazo. A previsão inicial é de que os cadastros sejam feitos até amanhã, terça-feira (25).
As parlamentares pedem ao Ministro-Chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, que o governo federal prorrogue o prazo e crie uma força-tarefa com objetivo de auxiliar as prefeituras, buscando solucionar eventuais problemas enfrentados.
“É fundamental que as pessoas atingidas pela enchente consigam receber esse auxílio do governo federal. Precisamos entender porque houve essa demora e se há dificuldade por parte dos municípios em fazer o levantamento”, afirma Luciana Genro.
O Auxílio Reconstrução, pago em parcela única de R$ 5,1 mil, foi anunciado pelo governo federal diante da calamidade pela qual o Rio Grande do Sul passa, deixando centenas de milhares de pessoas desalojadas e desabrigadas. “Muitas pessoas perderam todos os seus pertences e inclusive suas casas. Esse auxílio é um primeiro passo para que possam recomeçar”, avalia Fernanda Melchionna.
Foto: Mauricio Tonetto / Palácio Piratini