Gabrielle Tolotti é a nova presidenta do PSOL-RS
Poucos dias após o encerramento das eleições, o PSOL-RS reuniu sua direção estadual e a direção do PSOL de Porto Alegre para começar uma série de debates políticos sobre o balanço eleitoral partidário e debater iniciativas políticas.
5 nov 2024, 10:03 Tempo de leitura: 1 minuto, 22 segundosPoucos dias após o encerramento das eleições, o PSOL-RS reuniu sua direção estadual e a direção do PSOL de Porto Alegre para começar uma série de debates políticos sobre o balanço eleitoral partidário e debater iniciativas políticas. Neste contexto, o partido indicou Gabrielle Tolotti como nova presidenta do PSOL-RS, substituindo o vereador de Pelotas Jurandir Silva.
Em 2024, o PSOL aumentou o número de cadeiras na Câmara Municipal de Porto Alegre, reelegendo Karen Santos, Pedro Ruas e Roberto Robaina, além de eleger para o seu primeiro mandato Grazi Oliveira e Atena Roveda; em Pelotas, o partido compõe a chapa que conquistou a prefeitura, através da indicação de Daniela Brizolara como vice-prefeita ao lado de Fernando Marroni, e manteve sua bancada na Câmara do município reelegendo os dois vereadores, Fernanda Miranda e Jurandir Silva. Além disso, o partido conquistou seu primeiro mandato em Santa Maria, elegendo Alice Carvalho, que foi a vereadora mais votada da cidade.
A indicação de Tolotti vem neste contexto, no momento em que Jurandir Silva deixa a presidência do PSOL para se dedicar a coordenar a equipe de transição do governo eleito em Pelotas.
Militante do PSOL desde a juventude, quando foi do DCE da UFRGS e teve papel de liderança nas jornadas de junho de 2013, Tolotti é formada em Relações Públicas e já foi dirigente estadual e municipal do partido. Atualmente, atua como chefe de gabinete da deputada Luciana Genro. A nova presidenta estadual do partido também concorreu a vice-governadora pelo partido ao lado de Roberto Robaina em 2014.