Conab se compromete com fornecimento de alimentos para cozinhas solidárias da União por Moradia Popular do RS
Em reunião agendada pelos mandatos das deputadas Fernanda Melcionna e Luciana Genro, do PSOL, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Edegar Pretto se comprometeu com o fornecimento de comida para as cozinhas solidárias da União por Moradia Popular do RS.
6 jun 2025, 14:43 Tempo de leitura: 2 minutos, 13 segundos
Em reunião agendada pelos mandatos das deputadas Fernanda Melcionna e Luciana Genro, do PSOL, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Edegar Pretto se comprometeu com o fornecimento de comida para as cozinhas solidárias da União por Moradia Popular do RS. O encontro ocorreu na ocupação Periferia no Centro, onde funciona uma das cozinhas, que fornece alimentação tanto para os moradores do local quanto para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade dos entornos.
A cozinha da ocupação já virou referência pelo projeto Sextou com Janta, realizado com o Sindimetrô-RS, mas esbarrou na dificuldade de conseguir o fornecimento de alimentos. A partir de uma emenda da deputada Fernanda Melchionna, junto com a ONG Jubileu Sul e Emancipa Comunidades, a cozinha poderá ter mais estrutura e cozinheiras, mas ainda havia o entrave do fornecimento contínuo de comida.
Como explicaram Jurema Louzada Alves, uma das lideranças da União por Moradia, e Cláudia Favaro, do Jubileu, a ocupação não conseguia se cadastrar oficialmente como Cozinha Solidária no Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) por não ter como comprovar endereço, já que os trâmites para a cedência do imóvel ainda não foram concluídos, embora já haja um compromisso por parte do governo Lula neste sentido.
“Esse é um movimento social comandado por mulheres trava a luta legítima por moradia e por comida saudável. Nosso mandato contribuiu com uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão para a estruturação da ocupação, que vai abrigar inúmeras famílias, e estamos felizes agora com a parceria com a Conab, que vai ajudar a combater a fome no centro de Porto Alegre”, afirma Fernanda.
“É uma ocupação feita majoritariamente por mulheres que, há mais de um ano, vem realizando a luta por moradia no Centro de Porto Alegre, além de realizar atividades culturais e, claro, a Cozinha Solidária”, colocou Luciana Genro durante a visita dos representantes da Conab.
Com o compromisso assumido nesta sexta-feira (30), a Cozinha Solidária da ocupação passará a fazer parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Conab. “Agora, essa cozinha vai ser abastecida com produtos da agricultura familiar. Esse é o compromisso que vim assumir aqui para estas mulheres guerreiras”, afirmou Edegar Pretto.
Com a vitória, os moradores agora seguem na luta para que o prédio possa enfim se tornar moradia popular e ser abrangido pelo programa Minha Casa, Minha Vida Entidades. As deputadas Fernanda Melchionna e Luciana Genro, assim como o vereador Roberto Robaina, vêm se engajando nesta batalha ao lado da comunidade