Caravana “Glauber Fica” chega ao Rio Grande do Sul em ato lotado na Assembleia Legislativa

Movimentos sociais, militantes, apoiadores, figuras públicas e políticas compareceram em peso para apoiar o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), em ato realizado em Porto Alegre, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

13 jun 2025, 16:36 Tempo de leitura: 2 minutos, 49 segundos
Caravana “Glauber Fica” chega ao Rio Grande do Sul em ato lotado na Assembleia Legislativa

Movimentos sociais, militantes, apoiadores, figuras públicas e políticas compareceram em peso para apoiar o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), em ato realizado em Porto Alegre, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Glauber está ameaçado de cassação e vem percorrendo o Brasil para denunciar que a tentativa de cassar seu mandato é motivada por perseguição política devido a seu enfrentamento aos poderosos, a denúncia contra o Orçamento Secreto e a recusa a se curvar a Arthur Lira.

Segundo o deputado, a caravana que está realizando pelo Brasil e já percorreu 20 estados demonstra a força do povo e o apoio massivo à manutenção do seu mandato. “Que a gente possa ter a determinação suficiente para demonstrar para o senhor Arthur Lira e o poder oligárquico que eles podem muito, mas não podem tudo. Viva a luta daqueles e daquelas que não se entregam, viva a luta de quem não se rendeu, não se rende e não se renderá”, afirmou o deputado durante o ato, sendo aplaudido e saudado com gritos de “Glauber fica”.

Com mediação da deputada estadual Luciana Genro (PSOL-RS) e a presença da deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS), o ato reuniu deputados, vereadores e lideranças de diversos partidos da esquerda e centro-esquerda, incluindo PT, PCdoB, Rede, PSB, UP, PSTU e PCBR.

“São muitas as batalhas que precisamos enfrentar para que a gente não siga vendo absurdos na Câmara dos Deputados, como a tentativa de cassar o mandato do Glauber enquanto se passa pano para Chiquinho Brazão, o assassino da Marielle Franco, assim como para Carla Zambelli, que inclusive está foragida”, afirmou Fernanda.

Na abertura do evento, Luciana Genro também destacou a luta de Thiago Ávila, ativista brasileiro que foi preso em Israel após tentar levar mantimentos para a população de Gaza: “Thiago enfrentou o governo israelense na flotilha que tentou levar ajuda humanitária para o povo da Faixa de Gaza. Foi preso, ficou numa solitária, mas resistiu e agora está de volta ao Brasil, sendo recebido e saudado por sua coragem de enfrentar o sionismo e denunciar o genocídio do povo palestino”.

Também marcou presença o ex-deputado Frei Sérgio, que foi a Brasília auxiliar Glauber enquanto ele fazia greve de fome, que durou nove dias, por ter experiência com o tema. “Quando eu fui a Brasília, eu te disse que a política hoje em dia precisa, mais do que discursos, de atitudes. E você estava tomando uma atitude muito importante”, relatou Frei Sérgio, que já realizou cinco greves de fome.

Compuseram a mesa, ao lado de Luciana Genro e Fernanda Melchionna, a Secretária do PSOL Nacional, Berna Menezes, a vice-prefeita de Pelotas, Dani Brizolara (PSOL), a vereadora de Pelotas Fernanda Miranda (PSOL), a presidente estadual do PT-RS, Juçara Dutra, o presidente estadual da Rede Sustentabilidade, André Costa, o integrante do Diretório Nacional do PSB, Vicente Selistre, a presidente da UP-RS, Priscila Voigt, e o vereador do PCdoB Erick Dênil.

Dentre os representantes do PSOL-RS, também fizeram falas o deputado estadual Matheus Gomes, a vereadora Karen Santos e o vereador suplente Paulo Brack (Porto Alegre), assim como o vereador Jurandir Silva (Pelotas). Ainda, estiveram presentes os vereadores de Porto Alegre Roberto Robaina e Pedro Ruas.