PSOL participa do lançamento do plebiscito popular em Porto Alegre

A iniciativa é capitaneada por movimentos sociais, associações, sindicatos, entidades da sociedade civil e partidos.

2 jul 2025, 13:33 Tempo de leitura: 1 minuto, 27 segundos
PSOL participa do lançamento do plebiscito popular em Porto Alegre

Com o objetivo de impulsionar a sociedade brasileira em torno das pautas do fim da jornada 6×1 e da justiça tributária, foi lançada nesta terça-feira (1º) em Porto Alegre a mobilização do plebiscito popular. A iniciativa é capitaneada por movimentos sociais, associações, sindicatos, entidades da sociedade civil e partidos. Atos de lançamento vem ocorrendo em todo o país e, na capital gaúcha, o evento aconteceu no SindBancários.

A deputada estadual Luciana Genro marcou presença e falou em nome do PSOL, destacando a importância de se enfrentar o Centrão e a extrema direita em busca de se obter avanços em direitos. “Nós precisamos que o povo faça valer sua soberania, e esse plebiscito é uma iniciativa fundamental nesse sentido. É uma forma de propagar a nossa política, uma política de quem realmente quer que se inverta a lógica de quem paga a conta da crise”, afirmou.

Dentre os movimentos presentes, estiveram a União Nacional por Moradia Popular, a Rede Jubileu Sul, o Emancipa, o Movimento Sem Terra, o Levante Popular da Juventude, o Movimento dos Atingidos por Barragens, o Cpers, a Intersindical, a CTB, o Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM), a União Nacional dos Estudantes (UNE), além do PT e PCdoBs. Também representaram o PSOL no ato o deputado estadual Matheus Gomes e a vereadora Grazi Oliveira.

De julho a setembro de 2025, serão milhares de urnas e pontos de votação em todo o Brasil, cujo resultado depois será entregue ao presidente Lula, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal. A proposta visa pressionar por uma reforma tributária justa e por uma jornada de trabalho mais digna.