Eli Fidelis, presente!

Nossos sentimentos aos familiares do cacique e ao povo Kaingang.

2 mar 2022, 17:11 Tempo de leitura: 1 minuto, 0 segundos
Eli Fidelis, presente!

Com pesar recebemos a triste notícia de que o cacique Eli Fidelis, liderança Kaingang, foi encontrado sem vida na noite do dia 1 de março. Também conhecido como Kiko, ele foi agente de saúde e era vice coordenador do Cepi, Conselho Estadual dos Povos Indígenas.

O cacique residia com um grupo de famílias Kaingang em uma área de Farroupilha que recentemente foi adquirida dentro do programa de compensação pela duplicação da BR 386.

Há muitas décadas Eli lutava pelos direitos dos povos indígenas, especialmente das famílias e comunidades que viviam em contexto urbano. Engajou-se nas retomadas de terras, pela garantia dos territórios urbanos, articulava as lutas indígenas com as comunidades quilombolas e pessoas em situação de rua.

Eli era um amigo querido e apoiador das lutas do PSOL-RS e atuou na organização e realização das Assembleias dos Povos em Porto Alegre e participou ativamente das articulações por políticas públicas diferenciadas e encorajou debates sobre o acesso dos jovens estudantes indígenas nas universidades, de modo especial na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nossos sentimentos aos familiares de Eli e ao povo Kaingang.

PSOL-RS