Vitória contra o racismo: Valter Nagelstein condenado
Ex-vereador foi condenado por audio de teor racista sobre a bancada negra de Porto Alegre.
9 mar 2022, 13:59 Tempo de leitura: 0 minutos, 54 segundosO ex-vereador de Porto Alegre, Valter Nagelstein (PSD), foi condenado pela Justiça devido ao áudio racista que havia enviado pelo WhatsApp após as eleições de 2020, onde criticava a eleição de vereadores negros na cidade. A crítica, de teor racista, se dirigia a toda a bancada negra, incluindo os vereadores do PSOL Karen Santos e Matheus Gomes.
Nagelstein foi condenado a dois anos de reclusão, mas teve a pena revertida em prestação de serviços à comunidade e em pagamento de uma multa no valor de 20 salários mínimos. Lideranças e dirigentes do PSOL-RS comemoraram a condenação do ex-vereador nas redes sociais.
A deputada estadual Luciana Genro, presidenta do PSOL gaúcho, considerou “muito importante que políticos racistas sejam condenados”. A deputada federal Fernanda Melchionna disse que “a condenação de um político por crime de racismo é um recado importantíssimo: racismo não será tolerado”. Já o vereador Matheus Gomes apontou que “se trata do primeiro político gaúcho condenado pelo crime de racismo, uma grande vitória do movimento negro”.