PSOL Guaíba discute cenário político e lutas da cidade
Militantes do PSOL em Guaíba realizaram uma plenária do partido na tarde deste sábado (19/03) para debater a situação política nacional e as lutas travadas na cidade.
20 mar 2022, 09:43 Tempo de leitura: 2 minutos, 33 segundosMilitantes do PSOL em Guaíba realizaram uma plenária do partido na tarde deste sábado (19/03) para debater a situação política nacional e as lutas travadas na cidade. O evento contou com a participação da deputada estadual Luciana Genro, presidenta do PSOL gaúcho, além do presidente do partido em Guaíba, Eduardo Ferreira, da ex-candidata a prefeita, Líbia Aquino, do candidato a vereador pelo PSOL mais votado na cidade, Bruno Silveira, e do militante Leonardo Piccini.
O balanço do desenvolvimento do PSOL em Guaíba foi ressaltado pelos integrantes da mesa, que recordaram o bom desempenho do partido nas eleições de 2020 e a inserção nas periferias através de projetos como o Emancipa, cursinho popular que no município também oferece aulas de alfabetização de jovens e adultos. “Um dos braços do PSOL em Guaíba são os servidores, assim como os professores e o Emancipa. A educação é o elemento que vai contribuir com a emancipação dos sujeitos. A rede Emancipa não está no centro, está nas periferias da cidade”, disse Líbia Aquino, que conquistou 2,3 mil votos como candidata a prefeita.
O professor municipal Bruno Silveira, que foi o sétimo candidato a vereador mais votado da cidade, mas não obteve a cadeira por conta do quociente eleitoral, destacou que o PSOL vem crescendo em Guaíba. “Não tivemos uma vitória eleitoral, mas tivemos uma vitória política”, frisou.
Ele recordou as mobilizações em que o partido esteve presente, como a luta contra o chamado CCzaço, o aumento de gastos com cargos de confiança da prefeitura em mais de 50%. “O projeto infelizmente acabou sendo aprovado, mas conseguimos atrasar a votação e demonstrar à população como essa medida era prejudicial para a cidade”, lembrou.
A deputada Luciana Genro comentou sobre o cenário político nacional e os desafios colocados na conjuntura, tanto para o PSOL quanto para o conjunto da esquerda. E reforçou a organização do partido no Rio Grande do Sul, onde já está lançada a pré-candidatura de Pedro Ruas a governador. “Vai ser de grande importância a nossa candidatura estadual, assim como as candidaturas a deputada e deputado que o PSOL organizará aqui em Guaíba”, disse.
Ela assegurou o apoio da direção estadual para a organização e crescimento do partido na cidade. Além disso, Etevaldo Teixeira, membro do diretório e da executiva estadual do PSOL, se colocou à disposição para auxiliar os militantes de Guaíba na luta pela eleição interna do sindicado dos professores municipais.
Luciana Genro convidou, ainda, os presentes a participarem da reunião aberta de seu mandato com o mandato da deputada federal Fernanda Melchionna no próximo sábado, às 15h30, no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa. Em seguida, ao final do evento, Luciana recebeu da escritora Vera Salbego o livro infantil “A formiguinha valente” de presente.
Confira abaixo mais fotos da atividade