Deputada Fernanda cobra governo federal sobre acordo coletivo de trabalho dos trabalhadores do GHC
A reunião junto à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) foi reivindicada por sindicatos que representam trabalhadores da área da saúde, como Sindisaúde-RS e ASERGHC, que lutam pela volta do Banco de Remanejo no Grupo Hospitalar Conceição.
11 maio 2022, 14:37 Tempo de leitura: 1 minuto, 15 segundosNa última terça-feira (10), a deputada federal Fernanda Melchionna, do PSOL/RS, esteve reunida com Ricardo Moura de Araújo Faria, diretor executivo da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) do Ministério da Economia, para intermediar a demanda dos trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS e pela ASERGHC, que lutam pela volta do Banco de Remanejo no Grupo Hospitalar Conceição.
Além de Arlindo Ritter, presidente da ASERGHC, estiveram presentes na reunião Alexandra Barbosa e Lúcia Maciel, integrantes da comissão de trabalhadores do movimento que luta pela volta do Banco de Remanejo no GHC.
Os trabalhadores apontaram a preocupação com a morosidade no processo que envolve o possível Acordo Coletivo de Trabalho da Jornada de Trabalho no regime 12×36 (Banco de Remanejo para trabalho noturno) e salientaram a importância do acordo coletivo para os trabalhadores que estão na fila do remanejo há mais de 10 anos. Segundo o diretor executivo, a minuta encontra-se para parecer jurídico da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.
Entenda o caso
Com a reforma trabalhista de Temer, os trabalhadores do dia foram impedidos de trabalhar à noite por um ato de gestão. Desde então, as vagas noturnas passaram a ser preenchidas somente por trabalhadores que fizeram concurso específico para vagas noturnas.
A minuta do Acordo Coletivo de Trabalho já tramitou no Conselho de Administração e na direção do Hospital Nossa Senhora da Conceição e agora está tramitando na SEST.