Émerson da Costa lança sua pré-candidatura a deputado federal pelo PSOL em Novo Hamburgo
Militância em defesa da educação pública, da ciência e da pesquisa e da comunidade LGBT são prioridades do pré-candidato.
11 jul 2022, 14:17 Tempo de leitura: 2 minutos, 19 segundosO jovem estudante e vice-presidente do PSOL em Novo Hamburgo, Émerson da Costa, lançou sua pré-candidatura a deputado federal na sexta-feira, dia 8 de julho. O evento ocorreu no Pub 1894 e contou com a presença da deputada estadual Luciana Genro, presidente do PSOL no RS, e do vereador de Porto Alegre, Roberto Robaina, pré-candidato ao Senado pelo PSOL.
Trabalhador do polo Petroquímico de Triunfo e egresso de escola pública, Émerson da Costa tem como prioridades a defesa da ciência e da pesquisa, da educação pública de qualidade e da comunidade LGBT. “Nunca o Rio Grande do Sul teve um deputado federal assumidamente LGBT, está na hora de darmos esse passo. Essa pré-candidatura não é apenas minha, mas representa um movimento por renovação em uma cidade tão conservadora como Novo Hamburgo e está a serviço da luta para derrotarmos Bolsonaro”, disse Émerson.
A deputada Luciana Genro frisou que a pré-candidatura de Émerson da Costa representa um polo de organização importante em Novo Hamburgo das forças da juventude e da comunidade LGBT que estão dispostas a se mobilizar para tirar Bolsonaro do poder. “Tenho muito orgulho do trabalho político que o Émerson constrói na cidade e na Região Metropolitana. É fundamental que a juventude e as LGBTs se organizem para ocupar a política, e o PSOL é uma ferramenta a serviço desta organização”, considerou.
Para o vereador Roberto Robaina, o PSOL pode se fortalecer na cidade e na região com o lançamento de pré-candidaturas que dialoguem com diferentes setores da população e se somem na luta para derrotar o governo Bolsonaro. “Nessa eleição temos a tarefa de por um fim a este governo genocida, mas a luta seguirá após outubro, e a esquerda coerente representada pelo PSOL precisará seguir erguendo suas bandeiras em defesa do povo e da classe trabalhadora”, comentou.
Ex-aluno da Fundação Liberato – a maior escola pública do estado, que oferece Ensino Médio e ensino técnico -, Émerson da Costa foi presidente do Grêmio Estudantil do colégio e participou da Mostratec, a maior feira para jovens cientistas da América Latina. Em conjunto com Luciana Genro, Émerson idealizou a apresentação de um projeto de lei para colocar a Mostratec no calendário oficial de eventos do estado. “É uma forma de valorizar esse evento tão importante, que ocorre graças ao esforço dos servidores da Fundação Liberato, e representa uma oportunidade de crescimento para jovens cientistas do estado inteiro”, disse Émerson.
Além dos parlamentares do PSOL, também estiveram presentes no evento familiares do pré-candidato, estudantes da Fundação Liberato, dirigentes do partido na cidade e demais apoiadores.