Nota do PSOL Osório: Moradia é um direito! Moradia já!

Desde ontem os moradores da Vila Verde em Atlântida Sul protestam contra a reintegração de posse, na luta para garantir o direito à moradia. Lutam por um direito básico: um lar! Há um julgamento final, marcado para esta sexta-feira (17), onde o Tribunal de Justiça pode retirar milhares de famílias da área. Durante a pandemia, […]

11 mar 2023, 18:17 Tempo de leitura: 1 minuto, 13 segundos
Nota do PSOL Osório: Moradia é um direito! Moradia já!

Desde ontem os moradores da Vila Verde em Atlântida Sul protestam contra a reintegração de posse, na luta para garantir o direito à moradia. Lutam por um direito básico: um lar!

Há um julgamento final, marcado para esta sexta-feira (17), onde o Tribunal de Justiça pode retirar milhares de famílias da área. Durante a pandemia, todas as reintegrações haviam sido suspensas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após pedido do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) ao lado do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e da Campanha Despejo Zero.

A falta de ação e a omissão deliberada do Executivo municipal, tanto nas gestões anteriores, como na atual, em mediar o conflito, tanto na esfera judicial, como nenhuma solução em resolver a questão das moradias das famílias. Se houver reintegração, para onde irão estas famílias? Inércia a mesma, no Legislativo municipal.

E se o tema fosse referente à elite local!? Podemos contar inúmeras vezes que estes entes se mobilizaram quando os terrenos eram de interesse privados ou de alguém da elite local. Agora, quando é coletivo, um direito constitucional e que afeta centenas e milhares de famílias, nada. Nenhuma novidade, governam para os seus.

Seguimos juntos nesta luta! Todo nosso apoio e nossa solidariedade à luta por um lar! Moradia é direito! Moradia já!
Não à reintegração de posse!
Enquanto morar for privilégio, ocupar é um direito!

PSOL Osório, 15 de fevereiro de 2023